Mundo

Pelo menos 18 mineiros presos numa mina de ouro no noroeste da Colômbia

Fontes oficiais acreditam que trabalhadores ainda estão vivos. Acidente foi causado por "falhas geomecânicas na entrada de uma mina associadas a atividades ilegais de mineração de ouro".

Fernando Vergara via AP

Lusa

Pelo menos 18 mineiros estão presos numa mina ilegal de ouro localizada entre os municípios de Remedios e Segóvia, no noroeste da Colômbia, informaram fontes oficiais, que acreditam que todos ainda estão vivos.

De acordo com um comunicado da Câmara Municipal de Remedios, no departamento de Antioquia, o acidente ocorreu na quinta-feira, na mina "El Miñón", localizada num setor conhecido como Providencia.

"Presume-se que os 18 mineiros presos na mina de El Miñón estejam vivos! (...) Enche-nos de esperança saber que podem estar vivos, e nós estamos presentes, prestando apoio institucional para agilizar os trabalhos de resgate", afirmou o Ministério das Minas e Energia na rede social X.

O acidente, segundo a Agência Nacional de Mineração, foi um colapso provocado por "falhas geomecânicas na entrada de uma mina associadas a atividades ilegais de mineração de ouro".

"O trabalho no local está focado em garantir a segurança dos socorristas e na recuperação dos mineiros presos", acrescentou a agência.

O ministro das Minas e Energia, Edwin Palma, afirmou que foram ativados "protocolos de emergência" e que estão a trabalhar para trazer os 18 mineiros "de volta sãos e salvos".

Últimas