Mundo

Elon Musk ameaça criar outro partido político se Trump avançar com novo pacote fiscal

O partido proposto por Musk chama-se "America Party" e será, segundo o multimilionário, uma alternativa aos Republicanos e Democratas. Este é mais um episódio da saga de desentendimentos entre Elon Musk e Donald Trump por causa da política fiscal da nova administração norte-americana.

Evan Vucci/AP Photo

Rita Carvalho Pereira

Elon Musk admite criar um novo partido políticos nos Estados Unidos da América (EUA). A hipótese é lançada em jeito de ameaça, caso Donald Trump avance com a proposta de pacote fiscal que tem em cima da mesa. 

O homem mais rico do mundo afirma que criará um partido chamado America Party” [“Partido América”] que será uma alternativa aos Republicanos e aos Democratas.

“Se este projeto de lei insano é aprovado, o Partido América será formado no dia seguinte, escreveu Elon Musk, numa publicação na rede social X. 

O nosso país precisa de uma alternativa ao unipartidarismo de Democratas-Republicanos para que as pessoas tenham, de facto, uma voz”, defendeu. 

O dono de empresas como a Tesla e a Space X fazia, até pouco tempo, parte da administração Trump, mas desentendeu-se com o presidente norte-americano, por causa da política fiscal que este pretende aplicar. 

Já esta segunda-feira, Elon Musk tinha lançado uma ameaça aos políticos que votassem a favor da redução de impostos proposta por Donald Trump – aprovada, esta terça-feira, pelo Senado dos Estados Unidos - e que deverá aumentar drasticamente a dívida do país. 

“Vão perder as primárias do próximo ano, nem que seja a última coisa que faço nesta Terra”, disse-lhes Musk, noutra publicação feita no X. 

Trump admite expulsar Musk ou pôr DOGE a "devorá-lo"

O desentendimento entre Donald Trump e Elon Muskpor causa da política fiscal desta administração tomou grandes contornos mediáticos, com as duas figuras a atacarem-se publicamente nos órgãos de comunicação e nas redes sociais.  

Recentemente, Donald Trump chegou a admitir expulsar Elon Musk – que é um cidadão nascido na África do Sul – do território norte-americano, adiantando aos jornalistas que terá de “analisar” a questão.  

O presidente norte-americano disse mesmo que pode pegar no departamento liderado por Elon Musko DOGE (o departamento de Eficiência Governamental, responsável por cortar despesas federais) e virá-lo contra ele. 

Podíamos colocar o DOGE em cima do Elon. Sabem o que é o DOGE? O DOGE é o monstro que pode virar-se e devorar o Elon”, atirou Trump.

Últimas