Mundo

Moçambique: factos e números de 50 anos de independência

Moçambique celebra hoje os 50 anos de independência com a cerimónia principal em Maputo dirigida pelo Presidente, Daniel Chapo, e com a presença de 32 chefes de Estado, incluindo de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.

Getty Images

Catarina Solano de Almeida

50 anos de independência: principais acontecimentos do último meio século em Moçambique

As cerimónias centrais vão decorrer no histórico Estádio da Machava, local onde o primeiro Presidente do país, Samora Machel, proclamou a independência às primeiras horas de 25 de junho de 1975, após uma luta contra o regime colonial português que começou em 25 de setembro de 1964.

Dirigida pelo Presidente da República, Daniel Chapo, e com a presença de 32 chefes de Estado, incluindo o de Portugal, Vão participar na cerimónia igualmente os antigos Presidentes moçambicanos Joaquim Chissano, Armando Guebuza e Filipe Nyusi.

Além do discurso oficial do Presidente da República, a cerimónia inclui desfiles militares, momentos culturais, uma mensagem dos representantes dos cidadãos que completam 50 anos de idade (mesmo período da independência) e uma intervenção do líder do Podemos, enquanto maior partido da oposição.

São esperadas pelo menos 40.000 pessoas no Estádio da Machava, que tem capacidade oficial para 45.000 pessoas, num evento marcado também pela chegada da chama da unidade, depois de percorrer todo o país, desde 07 de abril. A chama será utilizada nesse momento, pelo chefe de Estado, para acender a pira do estádio.

Últimas