Dez rinocerontes negros foram transportados para uma reserva natural, em Moçambique, onde a espécie está em risco de desaparecer, uma operação de transporte que envolveu helicópteros, camiões e dezenas de pessoas.
Foi uma das maiores operações do género, nos últimos anos. Dez rinocerontes negros foram levados da África do Sul para uma reserva em Moçambique.
A espécie está classificada como criticamente em perigo e os cientistas dizem que a população está a diminuir rapidamente em todo o continente africano.
Os animais tiveram de ser sedados e os chifres cortados, para não se magoarem durante a viagem, que durou cerca de 48 horas.
O objetivo é garantir que os machos e fêmeas agora transportados possam reproduzir-se nos próximos anos e aumentar a população nos próximos 50 anos.
O parque natural de Zinave, localizado na província de Inhambane, no Sul de Moçambique, tem um programa de conservação, a longo prazo, apoiado por várias fundações, sobretudo do Reino Unido, e que permitiram à reserva receber, nos últimos 10 anos, mais de 2.500 animais de dezenas de espécies.