O Presidente norte-americano afirmou no domingo que aceitou a proposta feita pela presidente da Comissão Europeia, por telefone, para alargar as conversações até 9 de julho para se alcançar um acordo comercial.
"Ela perguntou-me se poderíamos adiar [o prazo para o acordo] de 1 de junho para 9 de julho. Concordei e, segundo ela, teremos reuniões em breve para ver se conseguimos chegar a uma solução", explicou Trump.
Anteriormente, Ursula von der Leyen tinha afirmado, através das redes sociais, que “a UE e os EUA partilham a relação comercial mais importante e estreita do mundo", pelo que a Europa "está disponível para avançar nas conversações com rapidez”.
"Para alcançar um bom acordo, precisamos tempo até ao dia 9 de julho", acrescentou a responsável.
Recorde-se que, na semana passada, Trump ameaçou impor às importações da União Europeia um agravamento de 50% por não haver avanços nas conversações.
Desde a chegada ao poder, Trump tem adotado várias medidas tarifárias contra os seus parceiros comerciais, algumas das quais foram suspensas, incluindo uma tarifa base de 10% aplicável a todos os parceiros comerciais dos EUA.
Com Lusa