Mundo

População do Haiti forçada a viver na linha de fogo entre polícia e gangues criminosos

No Haiti, as ruas tornaram-se cenários de confronto entre a polícia e gangues armados, que já controlam vastas zonas da capital. A realidade é retratada numa reportagem da Sky News, televisão parceira da SIC.

SIC Notícias

A Sky News regressou ao Haiti, onde os confrontos de rua entre a polícia e os membros dos gangues têm vindo a agravar-se. O número de pessoas deslocadas continua a aumentar — tal como o número de vítimas mortais resultantes da violência.

Nas capital de Porto Príncipe, as crianças que vão da escola até casa vivem na fronteira do território controlado pelo gangster Jimmy Chérizier, mais conhecido como 'Barbecue'.

Os pais levam-nas até ao cruzamento que vira em direção às suas casas. Daí para a frente, o território pertence aos gangues. A população evita a zona, onde apenas a polícia se aventura, aparentemente a estudar as defesas montadas pelos grupos armados.

As zonas sob controlo dos gangues expandiram-se significativamente desde a última visita da nossa equipa ao país. O mapa mostra a vermelho as áreas dominadas pelos gangues em março de 2024. Cerca de um ano depois toda a capital está fora do domínio do Governo.

Últimas