O ex-governador do Banco do Canadá e do Banco de Inglaterra, Mark Carney, de 59 anos, foi eleito para substituir o primeiro-ministro canadiano Justin Trudeau na liderança do Partido Liberal e do Governo.
Este domingo, enquanto discursava, Carney deixou bem claro que "o Canadá nunca, jamais, fará parte dos Estados Unidos, seja de que forma for".
Mark Carney acusa Donald Trump de querer enfraquecer a economia do Canadá ao impor tarifas que considera "injustificáveis".
"Não pedimos esta luta, mas os canadianos estão sempre prontos quando alguém os ataca. Os americanos que não se enganem. Tanto no comércio como no hóquei, o Canadá vencerá."
O Presidente dos EUA, Donald Trump, lançou uma guerra comercial com o Canadá ao impor tarifas a produtos específicos e continua a dizer que quer que o Canadá se torne no "51º estado americano".
"Os americanos querem os nossos recursos, a nossa água, a nossa terra, o nosso país (...) se tivessem sucesso, destruiriam o nosso modo de vida", alertou o economista.
Mark Carney fez também questão de sublinhar que nos Estados Unidos "os cuidados de saúde são um grande negócio", ao contrário do que acontece do Canadá, onde "são um direito".
O ex-banqueiro de 59 anos prometeu "construir uma nova economia e criar novas relações comerciais".
Carney sucede a Justin Trudeau que anunciou a demissão no início de janeiro, depois de nove anos no poder.