Mundo

Trudeau acusa Trump de querer “colapso económico” do Canadá para facilitar “anexação”

O primeiro-ministro do Canadá confirmou a retaliação às taxas alfandegárias que entraram esta terça-feira em vigor. O Canadá passará assim a impor uma taxa de 25% sobre certos produtos norte-americanos, nomeadamente carne, ovos, fruta e vinho.

Carolina Botelho Pinto

O primeiro-ministro do Canadá acusou esta terça-feira Donald Trump de lançar uma “guerra comercial” contra o seu “parceiro e aliado mais próximo” com o objetivo de provocar o “colapso total” da economia canadiana para facilitar a sua anexação.

“O que ele quer é ver um colapso total da economia canadiana. Porque assim será mais fácil anexar-nos, é a segunda parte do pensamento dele. Isso nunca vai acontecer. Nunca seremos o 51.º Estado”, garantiu Trudeau.

O chefe de Governo do Canadá garante que não desistirá da luta e sublinha que esta guerra comercial irá prejudicar “pessoas de ambos os lados da fronteira”.

“Sim, ele [Trump] pode causar danos à economia canadiana, e começou a fazê-lo esta manhã. Mas ele vai descobrir rapidamente, tal como as famílias americanas vão descobrir, que isso vai prejudicar as pessoas de ambos os lados da fronteira.”

Taxas alfandegárias já entraram em vigor

As novas taxas alfandegárias de 25% impostas pelo Presidente Donald Trump às importações do México e do Canadá entraram em vigor esta terça-feira, juntamente com a duplicação das taxas sobre os produtos chineses para 20%.

Em resposta, o Canadá anunciou a decisão de retaliar imediatamente, impondo taxas de 25% sobre importações norte-americanas no valor de 102 mil milhões de euros.

Últimas