Mundo

Alpes estão a derreter: glaciares desaparecem a ritmo recorde devido às alterações climáticas

Estima-se que os glaciares percam mais de 80% da sua massa nos próximos 75 anos, devido às ondas de calor. Um efeito devastador das alterações climáticas, o que só pode ser atrasado com medidas para diminuir as emissões de gases com efeito de estufa.

Madalena Lourenço

É uma consequência das alterações climáticas. Nos glaciares dos Alpes, a água do degelo cria grutas, cuja beleza atrai muitos turistas. Mas as grutas de gelo correm o risco de desaparecer.

Um dos glaciares mais famosos, o Morteratsch, no leste da Suíça, é conhecido pelas paisagens e beleza natural, mas está a desaparecer.

A água provocada pelo degelo, aliada a correntes de ar quente, escava grutas que se tornam autênticas atrações turísticas.

Durante os meses frios de inverno, as baixas temperaturas e o gelo permitem que alguns visitantes entrem nestes túneis, mas no verão, tornam-se locais extremamente perigosos ou até impossíveis de visitar, porque o risco da estrutura inundar ou colapsar é enorme.

Os glaciares dos Alpes estão a desaparecer a um ritmo recorde. Estima-se que percam mais de 80% da sua massa nos próximos 75 anos, devido às ondas de calor.

Um efeito devastador das alterações climáticas, o que só pode ser atrasado com medidas para diminuir as emissões de gases com efeito de estufa.

Últimas