Repórteres do Mundo

Uma montanha a partir-se ao meio, como estão os milionários russos a fintar a UE e uma avó que bate recordes aos 90 anos

Hochvogel é um dos cumes mais visitados do Alpes de Allgäu e está em risco, os milionários russos continuam a receber carros de luxo, apesar das restrições devido à guerra na Ucrânia, e os 90 anos Kazmira Lužnik recusa parar. Estas são algumas das propostas do Repórteres do Mundo.

SIC Notícias

“Está a acontecer à vista de todos”

Uma investigação da SKY News levou os jornalistas até à Geórgia e à Arménia e lá descobriram uma operação que recorre a plataformas como o TikTok ou o YouTube, para ajudar a transportar carros de luxo para a Rússia.

Quando as forças russas invadiram a Ucrânia em 2022, vários países juntaram-se na aplicação de sanções à Rússia e aos apoiantes de Vladimir Putin.

Em dois anos, o número de sanções cresceu, mas para os mais ricos aos mesmos bens de luxo, como os carros fabricados no Reino Unido ou na Alemanha.

Como está a Noruega a repovoar as aldeias?

Hellesylt fica na rota dos cruzeiros pelos fiordes noruegueses. A beleza natural que atrai os turistas não tem sido suficiente para manter os habitantes.

A maioria dos jovens sai para estudar e são poucos os que regressam. Em Hellesylt vivem apenas 241 pessoas e é um dos 212 municípios que o Governo quer repovoar.

O programa de incentivos vai custar 111 milhões de euros.

A impressionante imagem de uma montanha que está a partir-se ao meio

Hochvogel, na fronteira da Alemanha com a Áustria, é um dos cumes mais visitados do Alpes de Allgäu.

Milhares de pessoas sobem todos os anos os 2.600 metros para apreciar a vista, mas este é um roteiro turístico em risco. Há uma enorme fissura aberta na rocha que aumenta 2,5 milímetros todos os meses.

Os cientistas temem uma derrocada de proporções assustadoras.

A eslovena que bate recordes aos 90 anos

Aos 90 anos Kazmira Lužnik recusa parar. As 24 horas do dia não chegam para tudo o que quer fazer.

Sozinha, toma conta da casa e do marido de 101 anos, trata do jardim, toca piano em casa e na Igreja, lidera o coro do Hospital de Slovenj Gradec e corre pelo menos 6 quilómetros por dia.

A 20 de outubro vai ser a mais velha corredora da meia maratona de Liubliana.

Últimas