Mundo

"Tempestade histórica" traz neve ao México e ao Sul dos Estados Unidos

Nas imagens é possível ver praias e piscinas pintadas de branco na Florida, um dos estados norte-americanos onde foi declarado o estado de emergência.

SIC Notícias

Uma rara tempestade de inverno que se abateu sobre o México e o sul dos Estados Unidos levou ao encerramento de autoestradas, suspensão de voos e ao cancelamento de aulas de milhões de estudantes. Prevê-se a ocorrência de neve pesada, granizo e chuva gelada, à medida que uma rajada de ar ártico mergulha grande parte do Centro-Oeste e do Leste dos Estados Unidos num frio intenso.

A rara tempestade de neve cobriu também partes do Norte da Florida esta terça-feira.

As imagens mostram praias e piscinas pintadas de branco no estado da Florida. Os media locais classificaram a tempestade como histórica e o governador da Florida, Ron DeSantis, declarou estado de emergência.

A tempestade provocou também os primeiros avisos de nevão para vários condados costeiros perto da fronteira entre o Texas e o Louisiana.

Neve afeta milhares de ligações aéreas

Mais de 2.000 voos foram cancelados, com cerca de 10.000 outros atrasados e dois aeroportos de Houston, no Texas, suspenderam as operações de voo.Quase todos os voos foram cancelados no Aeroporto Internacional Louis Armstrong de Nova Orleães, embora as autoridades tenham dito que o aeroporto permaneceria aberto "enquanto as condições forem seguras".

A maioria das companhias aéreas planeia retomar as operações normais na quarta-feira.Também no norte do México, onde se registam temperaturas negativas, a tempestade trouxe neve, granizo e chuva gelada, segundo o Serviço Meteorológico Nacional dos EUA (SMN).

Previsão de temperaturas inferiores a 15 graus negativos

A agência previu temperaturas mínimas abaixo dos 15 graus negativos em Chihuahua, na Baja California, e menos 10 graus nas zonas montanhosas de Sonora, Coahuila e Nuevo Leon, todos estados que fazem fronteira com os Estados Unidos.

As baixas temperaturas afetaram a capital de Coahuila, Saltillo, e a capital de Nuevo Leon, Monterrey, a maior cidade do norte do México e a segunda mais populosa do país.

A Proteção Civil do estado informou que houve granizo nos municípios de Iturbide, Anahuac, Galeana, General Teran e nas montanhas de Santiago e Chipinque Park em San Pedro Garza Garcia, os dois últimos na área metropolitana de Monterrey.

Devido à presença de gelo, a autoestrada para Laredo, na altura da encosta de Mamulique, foi encerrada em ambos os sentidos.Devido às baixas temperaturas, o governador, Samuel Garcia, anunciou na passada sexta-feira que a frequência escolar seria facultativa entre segunda e quarta-feira.

Aulas canceladas em várias escolas

O Ministério da Educação do México registou apenas 10% de presenças nas salas de aula na segunda-feira.

Os avisos de tempestade de inverno estenderam-se do Texas à Carolina do Norte, prevendo-se que a neve pesada, o granizo e a chuva gelada se desloquem para leste através da região até quarta-feira.

Foi declarado o estado de emergência na noite de segunda-feira em pelo menos uma dúzia de condados de Nova Iorque, uma vez que se prevê a ocorrência de neve intensa em torno do Lago Ontário e do Lago Erie até quarta-feira - com 30 a 60 centímetros - juntamente com temperaturas extremamente baixas.

Antes da tempestade, os governadores da Geórgia, Louisiana, Mississippi e Alabama declararam estado de emergência e muitos sistemas escolares cancelaram as aulas.

"A última vez que vimos neve desta magnitude foi em 1960 e, antes disso, o recorde anterior de queda de neve, que se mantém até hoje, foi em 1895. Pelos padrões modernos, esta vai ser uma tempestade histórica e muito memorável para esta parte do mundo", o meteorologista Donald Jones.

Com Lusa

Últimas