A luta entre democratas e republicanos já está a causar divisões quanto ao valor e à rapidez da ajuda às vítimas dos incêndios na Califórnia. Milhares de pessoas ainda estão a tentar perceber como recomeçar, enquanto outras que apostaram em construções para resistir ao fogo dão como bem empregue o investimento.
No meio das cinzas que rodeiam Los Angeles, há casas que sobreviveram e não porque o fogo lhes passou ao lado. Quem as ergueu de raiz, parecia estar a adivinhar.
A maioria deixou-se ainda assim surpreender. Num país onde a construção em madeira é prática comum, o fogo de Los Angeles vem mostrar que nem sempre é boa ideia.
As autoridades estão agora a bater casa a casa e com a ajuda de cães pisteiros procuram o que pode escapar à vista.
Democratas e republicanos não se entendem
A reconstrução pede ainda um consenso político que por agora parece escapar com os republicanos a acusar os democratas da Califórnia de responsabilidades pelo que aconteceu.
Uma divisão que se deve aprofundar em breve quando Donald Trump visitar Los Angeles depois da tomada de posse. O presidente eleito norte-americano acusou o governador democrata da Califórnia de ser um dos responsáveis pela dimensão da tragédia