Portugal enviou esta terça-feira, às 19:09, mais dois pequenos satélites para o espaço, um da Universidade do Minho e outro da empresa LusoSpace, que seguiram a bordo de um foguetão Falcon 9, da companhia norte-americana SpaceX, do bilionário Elon Musk.
A partir do Campus de Guimarães da Universidade do Minho, a SIC acompanhou a descolagem do foguetão ocorreu da base espacial de Vandenberg, no estado norte-americano da Califórnia, nos Estados Unidos, que contou com 11 minutos de atraso sobre a hora prevista.
Mais dois satélites portugueses no espaço
O PoSAT-2, da LusoSpace, e o Prometheus-1, da UMinho, são o quarto e o quinto satélites portugueses a serem enviados para o espaço, depois dos nanossatélites ISTSat-1 e Aeros MH-1, em 2024, e do microssatélite PoSAT-1, em 1993.
O Prometheus-1 tem fins pedagógicos e é o segundo nanossatélite a ser construído por uma universidade portuguesa, depois do ISTSat-1, pelo Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa.
O PoSAT-2 é o primeiro de uma constelação de 12 microssatélites para monitorização do tráfego marítimo e foi totalmente construído nas instalações da LusoSpace, em Lisboa.
Com LUSA