Mundo

Corrida ao Espaço: Bezos testa novo foguetão de carga para competir com Space X

Bezos vs Musk: o foguetão de carga pesada New Glenn marcará um novo passo na corrida ao Espaço disputada pelos dois multimilionários.

John Raoux/AP

Carolina Rico

Foi novamente adiado o voo inaugural do New Glenn, o novo foguetão de carga da Blue Origin, empresa espacial do fundador da Amazon, Jeff Bezos.

O lançamento estava previsto para esta manhã no Cabo Canaveral, na Florida, Estados Unidos, mas foi cancelado pela terceira vez devido a condições meteorológicas adversas.

Não foi anunciada ainda uma data para nova tentativa.

O New Glenn, tem 98 metros de altura e pode transportar até 45 toneladas. Foi concebido para atingir a órbita terrestre baixa e aterrar numa plataforma no oceano Atlântico.

O objetivo será competir com os foguetões ‘reutilizáveis’ da Space X, empresa de Elon Musk - capazes de transportar grandes quantidades de carga para o espaço e regressar à Terra intactos - e assim entrar no mercado de lançamento de satélites comerciais e militares.

O New Glenn deverá ser capaz de transportar até 45 toneladas para a órbita baixa da Terra, mais do dobro da capacidade do Falcon 9 da SpaceX, mas menos do que o Falcon Heavy, lançado pela primeira vez em 2018.

A bordo do foguetão seguirá um protótipo de uma nave espacial concebida para realizar operações no espaço e deslocar satélites para as suas órbitas finais. O funcionamento deste rebocador será testado durante a missão, que deverá durar seis horas.

Há vários anos que a Blue Origin transporta turistas para espaço durante alguns minutos no foguetão New Shepard, mas nunca voou até à órbita terrestre.

Notícia atualizada às 08h23

Últimas