Um sismo de magnitude 6,8 na escala de richter atingiu esta segunda-feira a região de Kyushu, no Japão, avançou o Centro Sismológico Europeu do Mediterrâneo.
O tremor de terra foi registado às 21:19 (12:19 em Lisboa) e aconteceu a 37 quilómetros de profundidade.
Chegou a ser emitido um alerta de tsunami, mas o aviso foi ‘levantado’ cerca de duas horas e meia após o sismo.
Proximidade à falha de Nankai gera preocupação
A falha de Nankai, ao largo da costa sudoeste do Japão, produz terramotos de grande intensidade a cada 100-150 anos. Os fortes sismos nas proximidades desta falha são vistos como uma indicação potencial de que um mega-sismo pode ser mais provável.
No entanto, e apesar da proximidade da região em que ocorreu o sismo à falha de Nankai, as autoridades informaram que não foram adotadas quaisquer “medidas especiais”.
Já esta segunda-feira, a rádio pública japonesa informou que também não foram registadas quaisquer anomalias na central nuclear de Ikata, nem na central nuclear de Sendai.
Região voltou a temer
Cerca de 20 minutos depois, a região voltou a tremer. Foi registado um novo sismo, com uma magnitude mais baixa, de 3,9. O Japão é frequentemente atingido por terramotos devido à sua localização ao longo do "Anel de Fogo", um arco de vulcões e linhas de falha na bacia do Pacífico.
[Última atualização às 17:20]
Com Lusa