Pelo menos duas pessoas morreram este sábado devido a um forte ciclone tropical que está a atingir o arquipélago francês de Mayotte. É já considerado o ciclone mais violento dos últimos 90 anos a atingir a região.
A ilha está em alerta vermelho e as autoridades locais falam numa situação catastrófica. Foram, também, emitidos avisos em Moçambique.
O sistema de saúde foi gravemente afetado e há zonas habitacionais completamente destruídas. Também o aeroporto sofreu danos consideráveis. Foram registados ventos superiores a 220 quilómetros por hora.
Foi criado um gabinete de crise, que já esteve reunido: foi anunciado um reforço de meios, incluindo militares. O presidente francês diz estar a acompanhar de perto a situação e agradece o trabalho das forças de segurança e de resgate. O ministro do interior e o primeiro-ministro devem visitar Mayotte na próxima segunda-feira.
Até lá bares, restaurantes e empresas estão fechados. A ordem é clara: a população deve ficar em casa, até porque toda a região está em alerta vermelho.
Mayotte é um arquipélago francês no oceano indico entre Moçambique e Madagáscar. Tem mais de 300 mil habitantes, 100 mil vivem em habitações precárias.
[Notícia atualizada às 01:14 de dia 15 de dezembro]