Mundo

Reis de Espanha regressam a Valência e são recebidos com aplausos

Os reis de Espanha voltaram às zonas mais devastadas pelas cheias. Foram recebidos com aplausos, ao contrário da primeira visita, há duas semanas, quando foram atingidos com insultos e lama.

SIC Notícias

Os reis de Espanha voltaram a visitar as zonas mais afetadas pelas cheias na província de Valência. Desta vez, foram recebidos com aplausos. Há duas semanas, na primeira visita a estas áreas, os monarcas enfrentaram insultos e até foram atingidos por lama, em protestos contra a gestão da crise.

Desta vez, em Chiva e Utiel, a receção foi pacífica, e as críticas da população dirigiram-se ao Presidente do governo autónomo de Valência, Carlos Mazón. A visita faz parte de um compromisso assumido pelos monarcas com a autarca de Chiva, para observar os efeitos das cheias e acompanhar os progressos das ações de limpeza, ainda em curso.

Entre os principais desafios que a região ainda enfrenta, destacam-se os bloqueios no sistema de esgotos. Cerca de 60% do sistema de Paiporta está obstruído, dificultando a drenagem.

Apesar dos problemas sanitários, as autoridades de saúde pública informaram que as infeções registadas têm sido poucas e de baixa gravidade.

O número de mortos causados pelas inundações em Espanha subiu para 226 pessoas, no domingo, segundo os últimos dados oficiais do governo, que também contabiliza 13 desaparecidos.

Últimas