Mundo

Praias na Austrália "fechadas" devido a milhões de pequenas bolas pretas que se assemelham a alcatrão

Há dezenas de equipas de limpeza nas praias. Mas é um trabalho muito demorado porque algumas das bolinhas de detritos são muito pequenas e difíceis de apanhar. As autoridades aconselharam a população a não tocar neste material que poder ser altamente cancerígeno.

Teresa Canto Noronha

Várias praias australianas, incluindo a famosa Bondi Beach, estão fechadas há dias por causa de um alerta ambiental. Deram à costa milhões de pequenas bolinhas pretas que parecem ser de alcatrão e há dezenas de equipas a limpar os areais.

As autoridades da Nova Gales do Sul mandaram o material encontrado nas praias para análise. As primeiras conclusões apontam para que seja alcatrão.

O Governo local quer saber exatamente o que é. E, sobretudo, de onde veio.

As praias mais icónicas da região estão fechadas desde terça feira e ainda não se sabe quando reabrem.

Há dezenas de equipas de limpeza nas praias. Mas é um trabalho muito demorado porque algumas das bolinhas de detritos são muito pequenas e difíceis de apanhar.

As autoridades aconselharam a população a não tocar neste material que poder ser altamente cancerígeno.

Estas bolinhas de alcatrão surgem, normalmente, quando há derrames de petróleo que em contacto com a água do mar e com detritos se aglomeram.

O Governo australiano quer saber de onde pode ter vindo o derramamento e, se houver uma mancha de petróleo à deriva no oceano, quem a poderá ter provocado.

Últimas