Mundo

"Caçadores de furacões" enfrentam o "poderoso" Milton a bordo do "Miss Piggy"

Com "potencial para ser um dos furacões mais destrutivos já registados no centro-oeste da Florida", o Milton intensificou-se rapidamente na segunda-feira.

SIC Notícias

Os chamados "Caçadores de Furacões" da Associação Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) tiveram uma jornada difícil enquanto sobrevoavam o furacão Milton esta terça-feira no avião, batizado como "Miss Piggy".

Milton está a expandir-se à medida que avança em direção à devastada Costa do Golfo da Florida, onde mais de 1 milhão de pessoas foram obrigadas a retirara-se antes que a “tempestade monstruosa” atingisse a área da Baía de Tampa.

Os "Caçadores de Furacões" recolhem dados do interior dos furacões usando P-3 Orions – aeronaves originalmente projetadas para localizar submarinos durante a Guerra Fria. Os dados ajudam a compreender melhor as tempestades marítimas e auxiliam as autoridades a acautelarem os efeitos das intempéries à medida que se aproximam de terra.

O furacão, que se intensificou rapidamente na segunda-feira e se tornou um dos mais poderosos já registrados na área, deverá atingir a costa na quarta-feira, ameaçando um trecho da densamente povoada costa oeste da Flórida que ainda sofre com o devastador furacão Helene, que atingiu a zona há menos de duas semanas.

"Milton tem potencial para ser um dos furacões mais destrutivos já registrados no centro-oeste da Florida", alertou o Centro Nacional de Furacões dos EUA.

Com Reuters

Últimas