Joe Biden pediu a evacuação imediata da população da Florida. O Estado norte-americano está a preparar-se para a chegada do furacão Milton. Mais de um milhão de habitantes receberam ordens para sair das zonas de risco. Classificado com a categoria 5, a mais violenta, este furacão já passou ao largo do México.
A limpeza teve de se apressar. Há pouco mais de duas semanas, a Florida foi atravessada por Helene, de categoria 4. Agora torna-se urgente retirar o lixo solto pelas ruas para que não seja levado pelo ar com a categoria 5 do furacão Milton que se aproxima.
"Se a cidade está sob ordem de evacuação, devem sair já. Já deviam ter saído", diz Joe Biden, presidente dos Estados Unidos.
Muitas zonas foram evacuadas e nas câmaras de vigilância vê-se a bonança antes da tempestade. Mas olhar longínquo dos satélites mostra como o furacão não está a perder força.
Para ser de categoria 5, as rajadas de vento têm que ser de 250 km/h e a previsão de danos catastrófica. Por isso, o Milton é considerado um monstro que não pode ser combatido a não ser com um caminho desimpedido de pessoas.
"Façam o que têm a fazer para se protegerem e às vossas famílias, independentemente dos danos materiais causados. Podem reconstruir casas, negócios, mas não vamos conseguir trazer de volta as pessoas que ficaram para trás numa enorme tempestade. Hoje têm tempo para tomar a decisão de acatar as ordens de evacuação e fazer o que for necessário (...)", refere Ron DeSantis, Governador da Florida.
A península da Florida é passagem frequente para furacões, ciclones, tempestades e tufões. Alguma população considera-se preparada porque está habituada.
"Nunca ouvi falar de um furacão de categoria cinco atingir a terra, mas parece que vai acontecer. E mesmo no meio da Florida. Nunca ninguém viu algo assim ", afirma Donald Trump.
Um fact-checking rápido conclui que Trump está errado. Nos últimos 100 anos, 3 furacões de categoria 5 chegaram à Florida. Um em Setembro de 1935, que matou 408 pessoas num deslizamento de terras. Em 92, o Furacão Andrew matou 40 e causou mais de 30 mil milhões em danos. E em 2018 foram necessários 30 mil milhões de euros para reconstruir os estragos da passagem do furacão Michael, que matou 40 pessoas.
O Milton chega nas próximas horas.