As datas simbólicas levam a perguntas de fundo. Pode Harry voltar ao Reino Unido e a uma boa relação com os súbditos, a instituição real e com a família?
Anna Whitelock, professora na Universidade de Londres, diz que William não está recetivo a um eventual regresso de Harry. A guerra entre irmãos terá começado com o desentendimento entre as cunhadas, Meghan Markle e Kate Middleton, mas tornou-se realmente tensa, entre Harry e William, após entrevistas e de um livro onde foram revelados pormenores íntimos e privados de uma família que, mais do que ser, prefere parecer séria.
Expor as relações familiares foi mais uma rebeldia de Harry? Para tentar uma resposta, há que regressar ao passado.
A morte prematura da mãe e a adolescência como "grito de revolta"
Nasceu o segundo na linha de sucessão de um matrimónio infeliz. Com o aparente espírito que herdou de Diana, foi a criança que deitou a língua de fora aos fotógrafos, roubou os sorrisos do público e que caminhou sério e composto com 12 anos atrás do caixão da mãe, conquistando a ternura dos súbditos num momento da mais profunda tristeza.
Foi também o jovem das festas amigas de álcool e drogas e de fantasias de Nazi, que preocuparam muitos opinadores. Foi ainda o soldado na luta global contra o terrorismo, o que lhe permitiu reconquistar algum respeito.
A renúncia aos títulos como prova de amor
Com o irmão, futuro rei já casado e com filhos, Harry saiu da condição de sobressalente, encontrou o amor norte-americano, que muitos consideraram improvável, e apaixonou grande parte do planeta.
Até revelar que o interior do palácio tinha o verniz estalado. Sobretudo pela voz da mulher, Meghan Markle, o casal denunciou racismo, pressões psicológicas e até gritos e empurrões entre William e Harry.
Os duques de Sussex abandonaram o Reino Unido, o país, os títulos, parte da fortuna e das relações afetivas. Harry já voltou algumas vezes, sempre sozinho, ao Reino Unido para eventos públicos, mas sem encontros privados.
Com os dois filhos desavindos poderá o pai, agora no trono, resolver a contenda?
Harry, duque de Sussex, está casado há seis anos com Meghan Markle. O casal tem dois filhos, Archie e Lilibet, e vivem com os três cães, em Montecito, na Califórnia... por enquanto.