Mundo

Astronautas da Starliner podem vir a votar nas eleições norte-americanas... diretamente do espaço

Os astronautas que estão retidos no espaço depois da nave onde seguiram até à Estação Espacial Internacional (ISS) registar problemas, mostram-se confiantes para a espera dos próximos meses mas dizem que nem tudo é fácil. Mesmo no espaço, não esquecem o que se passa no planeta Terra e já fizeram o pedido para votar nas eleições norte-americanas.

Rúben Antunes

Chegaram em junho para uma estadia de uma semana, mas a viagem foi marcada por problemas técnicos e a NASA decidiu que o melhor era ficarem na Estação Espacial Internacional (ISS) até fevereiro de 2025. Serão mais de oito meses.

A cápsula regressou à terra na semana passada e aterrou numa base espacial do Novo México, nos Estados Unidos.

Habituados a mudanças mas, mesmo no espaço, os dois astronautas não se esquecem do futuro em Terra.

"Enviei hoje o meu pedido para um boletim de voto, e devemos receber uma resposta dentro de duas semanas. Desempenhamos um papel muito importante, enquanto cidadãos, ao fazermos parte das eleições", refere o astronauta Barry 'Butch' Wilmore.

Também Sunita 'Suni' Williams se mostra entusiasmada por ir votar a partir do Espaço: "É muito giro".

Com o voto nas eleições norte americanas assegurado, resta aos dois esperar. Ainda assim dizem estar a perder momentos importantes na vida das famílias, mas garantem que são felizes e estão bem.

Últimas