Mundo

Fogo dos arredores de Atenas: as imagens das chamas muito perto das habitações

A capital da Grécia acordou sob um manto de fumo dos incêndios que ameaçam os arredores da capital. Os bombeiros apelam às populações para que sigam as ordens de evacuação emitidas pela Proteção Civil.

Ana Isabel Pinto

Elisa Macedo

Mais de 500 bombeiros apoiados por 150 veículos e cerca de 30 aviões e helicópteros combatem um grande incêndio florestal nos arredores de Atenas, esta segunda-feira. O fogo que atinge a periferia norte da capital grega já obrigou a várias evacuações, incluindo de dois hospitais. As imagens das agências internacionais mostram as chamas a chegarem muito perto das casas.

Um hospital infantil e um hospital militar foram evacuados esta manhã, informaram as autoridades, enquanto ordens de evacuação foram emitidas para mais de uma dezena de áreas, incluindo Maratona e vários subúrbios de Atenas.

Pelo menos um pavilhão desportivo e quartos em hotéis foram disponibilizados para as pessoas que foram retiradas das zonas de perigo.

Os media locais avançam que dois bombeiros sofreram ferimentos ligeiros, enquanto vários civis receberam tratamento hospitalar por inalação de fumo.

O incêndio florestal começou na tarde de domingo, a cerca de 35 quilómetros de Atenas, e foi soprado por ventos fortes que rapidamente o deixaram fora de controlo, alimentado por condições de seca após repetidas ondas de calor neste verão.

O incêndio lançou uma manto de fumo sobre o centro da capital grega, escurecendo o céu.

Junho e julho deste ano foram os meses mais quentes alguma vez registados na Grécia, que também registou o inverno mais quente de sempre.

Últimas