No histórico de acidentes do avião estão cinco desastres e todos nos últimos 10 anos. O mais recente aconteceu esta sexta feira no estado de São Paulo, no Brasil.
Mas o modelo ATR-72 é conhecido por ser seguro e fiável. Oferece uma combinação de baixo custo operacional e capacidade para rotas de curta distância.
O design foi otimizado para pistas curtas e não pavimentadas, o que tornou o modelo da empresa franco-italiana ATR uma escolha popular para muitas companhias aéreas em todo o mundo.
Principalmente usado na Noruega, Nova Zelândia, Tailândia e Índia, países que tem muitos aeroportos com infraestruturas limitadas.
Entrou no mercado em meados dos anos 90 e ganhou popularidade devido às suas melhorias em termos de performance e conforto para os passageiros e desde sempre que é considerada uma aeronave segura com uma longo histórico de operações confiáveis.
No entanto, como qualquer aeronave, depende de manutenção regular e uma operação adequada para garantir a segurança.
No Brasil, o ATR-72 é utilizado pela VOEPASS, antiga Passaredo, pela Azul, e pela MAP. Em Portugal, já foi utilizado pela TAP e pela SATA.