Começaram a ser julgados os dois portugueses detidos por tráfico de droga na Indonésia. Fernando Santos e Rui Viana estão detidos desde abril deste ano.
Enquanto Rui Viana assumiu o crime e mostrou arrependimento, Fernando Santo negou o tráfico de droga.
A Polícia Judiciária está a colaborar com as autoridades da Indonésia e existem imagens de videovigilância que mostram o português a entregar uma mochila a Rui Viana.
Nesta altura ainda não há uma data para a sentença, mas sabe-se que os os portugueses podem arriscar penas pesadas.
Recorde-se que os portugueses levaram cocaína líquida em frascos camuflados, como se fossem champô. Rui Viana, o mais novo, foi detido à chegada a um aeroporto em Jacarta, já depois de uma escala. O segundo era o “destinatário” na zona de Bali.
Rui Viana, apresentado com as iniciais RPAV, atuava como "mensageiro" e recebia um salário de 6 mil euros, adianta Hengki, diretor de Narcóticos da polícia, citado pela zona informasi new.
Rui Viana, natural da Madeira, é o mais novo dos dois. É filho de Rui Óscar, antigo futebolista. Foi detido no dia 17 de março, na zona das chegadas do aeroporto Soekarno-Hatta, em Jacarta. Terá viajado desde Lisboa, com uma escala no Dubai. Foi depois apanhado já na capital da Indonésia.
A partir da detenção, foi detido outro português, com as iniciais FMGS e que terá 37 anos, que atuou como "destinatário" na zona de Bali, acrescenta o mesmo responsável na conferência de imprensa desta segunda-feira.
A polícia confiscou três frascos, disfarçadas com nomes de champô, com cocaína líquida, com quase três quilos no total.