Mundo

"É impossível imaginar a dor e o trauma": primeiro-ministro britânico visita local do ataque para homenagear vítimas

O primeiro-ministro de Inglaterra condenou o ataque que fez três vítimas mortais na cidade de Southport, em Inglaterra. Keir Starmer depositou uma coroa de flores e votos de condolências às famílias das vítimas.

Christopher Furlong/Getty Imagens

Rita de Sousa

SIC Notícias

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, esteve esta terça-feira na cidade Southport, no noroeste de Inglaterra, no local onde na segunda-feira três crianças morreram vítimas de um ataque com faca.

O chefe do Governo britânico depositou uma coroa de flores brancas, entre os muitos outros ramos de flores depositados por populares no local em homenagem às vítimas.

Antes, o chefe do Executivo britânico já tinha condenado o ataque, que classificou como atos “verdadeiramente horríveis” e endereçou as condolências à família.

“Os acontecimentos de hoje são verdadeiramente horríveis e sei que o país está profundamente chocado com o que viu e ouviu. Sei que falo por todos quando digo que os nossos pensamentos estão com as vítimas, as suas famílias, os seus amigos e com a comunidade em geral. É quase impossível imaginar a dor e o trauma pelo qual estão a passar.”

Através da rede social X, Keir Starmer deixou, também, um agradecimento à polícia e aos serviços de emergência pela “resposta rápida”.

O ataque ocorreu ao início da tarde desta segunda-feira num centro comunitário, onde estava a decorrer um evento de dança e ioga para crianças dos seis aos 11 anos. Entre as três vítimas mortais está uma criança de nacionalidade portuguesa.

O suspeito, que foi detido, é um jovem de 17 anos que vivia numa localidade a cerca de oito quilómetros do local do ataque, segundo a polícia de Meyerside. A faca usada no ataque foi apreendida.

As motivações do ataque estão sob investigação, mas a polícia esclarece que, para já, não está a tratar o incidente com um ato de terrorismo.

Últimas