Mundo

Netanyahu chega aos EUA para reunir com Biden e discursar no Congresso

O primeiro-ministro israelita já está em solo norte-americano para discutir temas como o cessar-fogo em Gaza, mas também a tensão com o Irão. Ainda esta semana o chefe do Governo de Israel encontra-se com Kamala Harris.

Susan Walsh

SIC Notícias

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro israelita, chegou aos Estados Unidos da América na segunda-feira para reunir com Joe Biden, Presidente dos EUA, mas também para discursar no Congresso.

De acordo com informações avançadas por um alto funcionário norte-americano à Agence France-Presse, o encontro entre os dois está agendado para quinta-feira. Inicialmente, deveriam reunir esta terça-feira, em Washington D.C., mas o chefe de Estados dos EUA está infetado com covid-19.

Biden esteve em isolamento no Delaware, mas atualmente já se encontra na sua residência oficial e, neste momento, já praticamente não apresenta sintomas, no entanto não foi confirmado se já testou negativo.

Antes de voar de Israel para o continente americano, Netanyahu descreveu esta viagem como "muito importante", principalmente por estar a ser realizada num momento de "grande incerteza política" após Biden ter abandonado a corrida à Casa Branca.

O encontro entre Netanyahu e o líder norte-americano tem como objetivo discutir o cessar-fogo em Gaza, mas também a tensão com o Irão.

O primeiro-ministro de Israel vai discursar no Congresso norte-americano, na quarta-feira, dia em que poderá também encontrar-se com Kamala Harris, atual vice-Presidente dos EUA e concorrente à cadeira presidencial.

Os Estados Unidos da América são o principal aliado de Israel, no entanto Washington tem reprovado determinadas ações preconizadas por Telavive na Faixa de Gaza, palco, nos últimos meses, de um violento escalar de conflito entre Israel e o Hamas.

Últimas