A companhia aérea KLM anunciou esta sexta-feira que foi "forçada a suspender a maior parte das suas operações" devido à falha informática mundial.
Num comunicado enviado à AFP, a KLM afirma que a falha tornou "impossível a gestão dos voos".
Em Portugal, o embarque de passageiros da KLM e da Ryanair está a ser feito manualmente e a provocar muitos atrasos. A informação foi avançada à SIC pela ANA - Aeroportos de Portugal, empresa que gere os aeroportos nacionais, que esclareceu ainda que "o sistema informático dos aeroportos portugueses não foi afetado diretamente”.
Entretanto, nos Países Baixos, o aeroporto de Schiphol estava a "mapear o impacto" e no aeroporto de Eindhoven, formaram-se filas na sala de partidas, uma vez que as bagagens de porão e os passageiros só puderam ser registados manualmente, disse uma porta-voz, segundo a agência noticiosa holandesa ANP.
Vários voos sofreram atrasos, de acordo com o sítio Web do aeroporto de Eindhoven.
Ao que tudo indica, a falha informática global deve-se a um problema na atualização de um sistema de cibersegurança da CrowdStrike Falcon, que afetou o sistema operativo da Microsoft.
A unidade de nuvem da Microsoft, Azure, disse que está ciente do problema que está a afetar as máquinas virtuais que executam o sistema operacional Windows e que o programa CrowdStrikeFalcon fica bloqueado no “estado de reinicialização”.
Com Lusa