Uma falha informática está a afetar vários setores a nível mundial, esta sexta-feira. Ao que tudo indica deve-se a um problema na atualização de um sistema de cibersegurança da CrowdStrike Falcon que afetou o sistema operativo da Microsoft.
Hugo Séneca explica que "é uma falha que está relacionada, aparentemente, com o fornecedor de plataformas de cibersegurança CrowdStrike Falcon, que está baseado nos Estados Unidos, e que afeta os utilizadores ou os computadores que têm sistemas operativos Windows 10 da Microsoft" assim como Microsoft 365, a Plataforma de Comunicações da Microsoft que assegura mensagens e-mail a comunicações de telefone por Internet.
"Estará relacionado com uma atualização, ou seja, um software que foi atualizado, recebeu uma atualização com uma nova versão e que terá corrido mal que leva os computadores a reiniciarem-se o ou a apresentarem um ecrã azul da morte - a alcunha que lhe deram a esta falha porque aparece um ecrã azul a dizer que algo correu mal e que o computador tem que ser reiniciado. O que se passa é que depois é criado um ciclo em que o computador está sempre a gerar estes ecrãs azuis e não funciona" .
O problema "só afeta utilizadores que tenham Windows 10 ou Microsoft 365 e sejam simultaneamente clientes da Crowdstrike Falcon".
O programa de segurança chamado Falcon Sensor da Crowdstrike, uma Empresa Norte-Americana de Cibersegurança que não pertence à Microsoft, foi desenhado para travar possíveis ataques informáticos. Foi atualizado, durante o dia de ontem, mas foram reportadas falhas nesse processo, que levaram aos problemas hoje detetados.