Uma falha informática está a afetar vários setores a nível mundial, como hospitais, empresas, bancos, companhias aéreas e meios de comunicação, esta sexta-feira.
O Hospital Amadora-Sintra é a única unidade de saúde que até às 10:00 de hoje tinha registado problemas por causa da falha informática mundial da Microsoft, disse à Lusa fonte do Ministério da Saúde.
Nos aeroportos portugueses, o embarque de passageiros da KLM e da Ryanair está a ser feito manualmente, o que provoca muitos atrasos. A informação foi avançada à SIC pela ANA - Aeroportos de Portugal, empresa que gere os aeroportos nacionais.
“O sistema informático dos aeroportos portugueses não foi afetado diretamente”, garantiu a ANA.
A empresa que gere os aeroportos portugueses diz que o impacto da falha informática está a ser avaliado e pede aos passageiros para se informarem sobre o estado do voo antes de se deslocarem para o aeroporto.
Segundo a BBC, esta falha estará associada à Microsoft. Isso mesmo já foi confirmado pela tecnológica que confirma os constrangimentos, garantindo que está a trabalhar para resolvê-los junto dos clientes Azure e CrowdStrike.
"Reconhecemos o impacto que isso pode ter sobre os clientes e estamos a trabalhar para restaurar os serviços" para aqueles que ainda enfrentam disrupções "o mais rápido possível".
Já sobre a questão relacionada com o CrowdStrike, a empresa diz que há um "problema que está a afetar os dispositivos Windows devido a uma atualização de uma plataforma de 'software' de terceiros".
"Antecipamos que a resolução está próxima", remata a tecnológica.
Até à resolução, os problemas continuam. No Reino Unido, a estação televisiva SkyNews, parceira da SIC, não conseguiu emitir em direto durante algumas horas.
Problema de bloqueio no sistema operativo Windows
A unidade de nuvem da Microsoft, Azure, disse hoje que está ciente do problema que está a afetar as máquinas virtuais que executam o sistema operacional Windows e que o programa CrowdStrikeFalcon fica bloqueado no “estado de reinicialização”.
A Azure disse que está atualmente a investigar possíveis opções que seus clientes podem adotar para mitigar o problema.
Ao que tudo indica deve-se a um problema na atualização de um sistema de cibersegurança da CrowdStrike Falcon que afetou o sistema operativo da Microsoft.
A gigante tecnológica Microsoft disse hoje estar a tomar "medidas de mitigação" depois de uma falha informática ter afetado muitas empresas, incluindo companhias aéreas em todo o mundo.
De acordo com o Downdetector, um site que monitoriza interrupções, desde a noite passada que foram registados picos repentinos de incidentes em vários sites que incluem aplicações da Microsoft.
Os problemas que começaram a ser detetados nos Estados Unidos, onde todos os voos de várias companhias aéreas foram suspensos, e espalharam-se por várias partes do mundo.
O aeroporto de Berlim, na Alemanha, esteve fechado ao tráfego aéreo, mas reabriu parcialmente por volta as 10:00 (hora de Portugal). Segundo o jornal Welt, na cidade de Hamburgo, as chegadas e partidas de quatro companhias aéreas (Eurowings, Ryanair, Vueling e Turkish Airlines) foram interrompidas.
A rede ferroviária no Reino Unido também está a sofrer perturbações, de acordo com as empresas, que apontam para problemas técnicos.
Os aeroportos de Schiphol, em Amesterdão, e de Praga, estão com problemas no funcionamento.
Hong Kong, Japão, Índia e Singapura também reportaram falhas no tráfego aéreo. No continente africano, países como o Quénia e a África do Sul também registam falhas informáticas.
Na Austrália, foi referida uma interrupção técnica de grande escala que afetou várias empresas, segundo o gabinete coordenador nacional de cibersegurança.
A Microsoft Azure, plataforma para gestão de aplicações e serviços, confirmou os problemas, adiantando estar a investigar e a trabalhar na sua resolução.
Esta interrupção do software ligado aos sistemas Microsoft tem feito com que, no caso de Espanha, estejam a ocorrer alterações nos sistemas da Aena e nos aeroportos da rede, que já alertaram para atrasos.
Na região central dos Estados Unidos, na quinta-feira à noite a companhia aérea americana de baixo custo Frontier Airlines já tinha comunicado o cancelamento de vários voos e a suspensão temporária das operações devido a problemas de reserva, o check-in, o acesso ao cartão de embarque.
No entanto, há algumas horas a companhia aérea anunciou na rede social X que os seus sistemas estavam a normalizar gradualmente e que estavam em processo de retoma das operações de voo.
As companhias aéreas norte-americanas United, Delta e America Airline anunciaram que vão suspender os voos.
No estado do Alasca, as linhas de emergência 911 (112 em Portugal) não estão a funcionar.
As companhias aéreas Ryanair e AirFrance anunciaram que estão com constrangimentos. A KLM suspendeu grande parte das operações, anunciou em comunicado.
Sistemas de saúde afetados
Na Alemanha, o Hospital Universitário de Schleswig-Holstein cancelou as cirurgias que estavam marcadas para hoje em Luebeck e Kiel, informou o hospital em comunicado. Refere ainda que o atendimento aos utentes e o serviço de urgência está garantido.
No Reino Unido, várias pessoas estão com dificuldades em agendar consultas e exames no NHS (equivalente ao SNS em Portugal).