Mundo

"Este episódio vai galvanizar Donald Trump na Convenção em Milwaukee"

Ricardo Alexandre, jornalista da TSF e comentador da SIC, analisa o recente atentado contra Trump e as consequências para a sua campanha "num país extremamente extremamente polarizado" e os potenciais candidatos a vice-presidente do Partido Republicano.

SIC Notícias

Donald Trump foi alvo de uma tentativa de assassínio no sábado. O Presidente Joe Biden fez um discurso com um tom apaziguador, mas a caminho das eleições e num país já tão dividido, este episódio "vai certamente galvanizar Donald Trump na Convenção em Milwaukee", considera Ricardo Alexandre.

"É neste tipo de discurso que Jose Biden é bom: tentar superar a divisão que existe na América, apelar à contenção, à moderação, fazendo crer aos eleitores e à população que um adversário não é um inimigo, é apenas alguém com ideias diferentes e distintas".

No discurso, Biden quis demonstrar que uma coisa é o combate de ideias e por uma visão diferente do país, outra coisa é o uso da violência política comum, como a que Donald Trump foi alvo, algo que se tem perdido na América, onde tem ganho terreno a percepção de que é legítimo o uso da violência contra adversários políticos.

"Donald Trump também é responsável por este aumento da violência política, quando ele gozou com o facto de o marido de Nancy Pelosi ter sido barbaramente atacado em casa, quando ele continua a chamar patriotas àqueles que assaltaram o Capitólio é Donald Trump. Tem também responsabilidades na questão das armas"

Convenção democrata nomeia candidato a vice-presidente

Trump está esta segunda-feira em Milwaukee para a Convenção Nacional Republicana que o deverá oficialmente eleger como candidato à Casa Branca. O partido vai também nomear o seu candidato a vice-presidente.

"Ultimamente tem-se falado muito no nome de Kristi Noem, Governadora do Dakota do Sul. (...) Mark Rubio é também um nome forte e que poderia ser um escolhido de Donald Trump. Não acredito que Nikki Haley, depois do que foram alguns debates nas primárias e da forma como Donald Trump a tratou em várias intervenções públicas pudesse ser escolhida.

Trump vai tirar proveito político do incidente

"Este episódio vai galvanizar Donald Trump na Convenção em Milwaukee do ponto de vista político, do ponto de vista eleitoral. Isto rendeu alguns pontos, é um tónico para a campanha e duvido muito que Donald Trump siga o apelo feito por Joe Biden esta madrugada".

Últimas