Mundo

"Diplomacia do panda": pela primeira vez em duas décadas a China enviou dois pandas gigantes para os EUA

O empréstimo foi concluído em fevereiro, poucos meses depois de o líder chinês Xi Jinping ter sugerido o envio de pandas para San Diego como "enviados de amizade entre os povos chinês e americano".

John Giustina

SIC Notícias

Dois pandas gigantes da província de Sichuan, estão a caminho do jardim zoológico de San Diego, na Califórnia, o que marca a primeira vez, em duas décadas, que Pequim concede novos empréstimos de pandas aos Estados Unidos.

O empréstimo foi concluído em fevereiro, poucos meses depois de o líder chinês Xi Jinping ter sugerido o envio de pandas para San Diego como "enviados de amizade entre os povos chinês e americano".

Os dois animais são Xin Bao, uma fêmea "gentil e bem comportada", nascida em julho de 2020, e o macho Yun Chuan "inteligente e animado" que nasceu em julho de 2019, refere a emissora estatal CCTV.

Xin Bao e Yun Chuan entraram num voo na base de Bifengxia do Centro de Conservação e Investigação do Panda Gigante da China, onde lhes foi feita uma despedida com direito a espetáculo e troca de presentes, segundo um comunicado da San Diego Zoo Wildlife Alliance.

De acordo com a CNN, a bordo seguiram ainda cinco criadores e especialistas em veterinária de ambos os países. Os especialistas chineses vão estar durante três meses em San Diego para ajudar os pandas a "adaptarem-se ao novo ambiente de vida".

Os animais ainda não podem ser vistos pelo público.

A China empresta pandas a mais de 20 países no âmbito de um programa frequentemente designado por "diplomacia do panda". Os empréstimos aos EUA são feitos desde 1972, no entanto estes têm vindo a diminuir nos últimos anos devido ao agravamento das relações entre os EUA e a China.

O jardim zoológico de San Diego foi a primeira instituição americana a realizar uma investigação em cooperação com a China sobre pandas gigantes.

Xi Jinping disse à margem do fórum de Cooperação Económica Ásia-Pacífico em São Francisco que o país está disposto a prosseguir "a cooperação com os Estados Unidos em matéria de conservação do panda".

Últimas