Mundo

Jordan Bardella, o líder de extrema-direita que é um fenómeno no TikTok

A estratégia está bem elaborada. Aos 28 anos, o líder da extrema-direita francesa Jordan Bardella tornou-se um dos políticos mais seguidos pelos jovens nas redes sociais. Só no TikTok tem 1,6 milhões de seguidores.

Stephanie Lecocq

SIC Notícias

Jordan Bardella, grande vencedor das europeias em França e sério candidato ao cargo de primeiro-ministro nas legislativas antecipadas, é uma estrela entre os jovens no TikTok. Mas por trás de todo o sucesso parece haver um ‘truque’ (ou vários): selfies, música animada e vídeos lisonjeiros.

A estratégia está bem elaborada. Aos 28 anos, o líder da extrema-direita tornou-se um dos políticos franceses mais seguidos pelos jovens nas redes sociais. Só no TikTok tem 1,6 milhões de seguidores.

É nesta rede social que Jordan Bardella retrata, por exemplo, o gosto por gomas ou vinho rosé. Sobre política? Pouco fala. Em muitos dos vídeos mostra pormenores da vida privada e isso “dá-lhe um ar simpático, humano e autêntico”, explica Tristan Boursier, investigador da Sciences Po Paris e especialista em extrema-direita.

Mas Bardella não se fica por aqui. Entra nos conteúdos “trending” e isso aproxima-o da sua audiência mais jovem.

"É engraçado, tem as mesmas referências que eu", diz Maya, de 18 anos, à France Press.

"Não tenho a sensação de estar a ouvir disparates sobre coisas que aconteceram antes de eu ter nascido, ele está a falar do presente", acrescenta.

Maya votou no União Nacional para as eleições europeias e, tal como ela, 25% das pessoas que votaram no partido de Bardella têm entre 18 e 24 anos.

Últimas