Mundo

Falta quase tudo em Gaza e o que sobra muito poucos podem pagar

O Programa Alimentar Mundial avisa para a iminência de uma catástrofe no sul de Gaza. Um milhão de palestinianos está à beira da fome e sem acesso a água potável.

Pedro Miguel Costa

O que sobra em Gaza é demasiado pouco para quem lá está e a ajuda humanitária entre no território a conta gotas. Um milhão de palestinianos está à beira da fome e sem acesso a água potável, alerta o programa alimentar mundial.

Os palestinianos que passam a vida a desviar-se à medida dos avanços das tropas israelitas sem quase para comer O programa alimentar mundial receia que sem comida, sem água e sem condições de higiene, perto dum milhão dos que vivem em Gaza estejam à beira do pior.

A proposta norte-americana para um cessar fogo parece ter falhado numa altura em que agravam-se os receios de um conflito a norte, entre o Hezbollah e Israel.

Ao mesmo tempo, intensifica-se uma nova frente de batalha a norte com os israelitas a terem de enfrentar cada vez mais os ataques do Hezbollah depois de Israel ter morto um comandante do Hezbollah esta semana que não páram os rockets que são disparados desde o Líbano, alguns analistas admitem que uma invasão no norte israelita está agora mais perto de acontecer.

Últimas