Mundo

Dia D: "Não esqueçamos o sacrifício para substituir a tirania pela liberdade", pede Rei Carlos III

O Rei Carlos assinalou esta quarta-feira os 80 anos do desembarque na Normandia, lembrando a importância da coragem e da resiliência que conduziram à derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial.

SIC Notícias

O Rei Carlos III presidiu esta quarta-feira às comemorações do desembarque dos Aliados na Normandia durante a II Guerra Mundial, cercado de representantes políticos, veteranos e membros da família real em Portsmouth, no sul de Inglaterra.

O monarca de 75 anos, que retomou os seus compromissos públicos no final de abril enquanto realiza um tratamento contra um cancro, discursou no palco ao lado da rainha Camilla.

"Ao agradecermos àqueles que tanto deram para alcançar a vitória que desfrutamos hoje, vamos renovar o compromisso de sempre lembrar, valorizar e honrar aqueles que serviram", disse.
"Oito décadas depois, é quase impossível imaginar as emoções sentidas naquele dia, o orgulho de fazer parte de uma missão tão grande, a angústia de não estar à altura da tarefa e o medo que aquele dia fosse o último", acrescentou o monarca.

O Rei Carlos III também viajará para França para participar numa cerimónia no memorial britânico em Ver-sur-Mer, na Normandia, na quinta-feira.

Será a primeira visita ao estrangeiro do monarca britânico desde o anúncio do seu cancro - sobre o qual o Palácio de Buckingham não deu mais detalhes.

Com LUSA

Últimas