Um vulcão entrou em erupção, esta quarta-feira, no sudoeste da Islândia, encontrando-se a expelir lava a uma altura de 50 metros. Trata-se da quinta erupção em cinco meses, de acordo com a agência Reuters.
“As fontes de lava atingem 50 metros de altura e o comprimento da fissura parece rondar os 2,5km, continuando a crescer”, adianta a agência de meteorologia da Islândia.
As autoridades tinham deixado um alerta para um novo risco de atividade vulcânica na área a sul da capital islandesa, Reiquiavique, notando que há magma acumulado no subsolo.
Para já, a erupção do vulcão não obrigou ao condicionamento de voos no aeroporto de Reiquiavique.
Depois de ter estado adormecida durante 800 anos, a atividade vulcânica nesta área da Islândia despertou, nos últimos anos.
Os cientistas alertam que as erupções vulcânicas vão ser uma realidade comum, na zona de Reykjanes, nas próximas décadas - ou até mesmo séculos. Cerca de 30 mil pessoas habitam esta zona, no sudoeste da Islândia.
Em dezembro, as erupções obrigaram mesmo à evacuação da cidade de Grindavík e ao encerramento de grandes atrações turísticas, como o spa geotermal da Lagoa Azul.