A televisão estatal iraniana avançava, ao final da tarde deste domingo, que tinha sido encontrado o helicóptero que transportava o Presidente do Irão e que se despenhou no Irão.
Mas pouco depois, citado pela Reuters, o Crescente Vermelho iraniano desmentiu esta mesma informação.
Não há, até ao momento, quaisquer informações sobre o estado de saúde dos ocupantes do aparelho. Sabe-se apenas que as equipas de busca já conseguiram estabelecer contacto com um passageiro e um tripulante “em várias ocasiões”.
[Última atualização às 20:00]
O que se sabe para já?
O aparelho despenhou-se na tarde deste domingo perto da cidade de Jolfa, numa zona de fronteira, a cerca de 600 quilómetros a noroeste de Teerão.
A bordo do helicóptero seguia, para além do Presidente do Irão, o ministro dos Negócios Estrangeiros.
O exército iraniano foi destacado para ajudar nas operações, o Iraque também já ofereceu ajuda e, a pedido do Irão, a União Europeia ativou os sistema de mapeamento Copernicus.
Raisi esteve no Azerbaijão para a inauguração de uma barragem com o Presidente do país, Ilham Aliyev.
“Estamos esperançosos, mas as informações que nos chegam do local são muito preocupantes”, disse uma fonte iraniana à Reuters.
Também o líder supremo do Irão já se pronunciou. Ali Khamenei expressou preocupação pelas informações “desconcertantes” que tem estado a receber sobre o acidente e apelou às operações dos iranianos.
Dois dos três helicópteros terão aterrado em segurança
O helicóptero em que seguiam o Presidente e o ministro dos Negócios Estrangeiros iranianos faria parte de um grupo de três aparelhos que transportava a delegação presidencial.
Dois deles terão aterrado em segurança em Tabriz, uma grande cidade do noroeste.
Sanções internacionais dificultam a obtenção de peças para as aeronaves
O Irão possui uma variedade de helicópteros no país, mas as sanções internacionais dificultam a obtenção de peças para os mesmos. A sua frota aérea militar também remonta, em grande parte, ao período anterior à Revolução Islâmica de 1979.
Quem é Ebrahim Raisi?
Raisi, de 63 anos, é um homem de linha dura que anteriormente dirigiu o poder judicial do país e é caracterizado como um protegido e possível sucessor do líder supremo do Irão, o aiatola Ali Khamenei.
Raisi venceu as eleições presidenciais iranianas de 2021, uma votação que registou a taxa de participação mais baixa da história da República Islâmica.
Com Lusa