Mundo

Agência da ONU nega que haja mais ajuda humanitária a entrar em Gaza

Israel alega estar a permitir a entrada de mais camiões com alimentos, mas organismo de apoio aos refugiados não confirma.

Mahmoud Issa

SIC Notícias

A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Médio Oriente (UNRWA) acusa Israel de ter bloqueado a entrada de metade do carregamento de comida que deveria ter entrado em março no norte da Faixa de Gaza.

Além disso, a agência da ONU diz que os Telavive e Washignton estão a forjar os números da ajuda humanitária que tem entrado no enclave palestiniano nos últimos dias.

Isto depois de Israel alegar estar a permitir a entrada de mais ajuda humanitária em Gaza desde o início de abril.

De acordo com o COGAT, organismo dos militares israelitas que gere assuntos civis neste território, na segunda-feira entraram em Gaza aproximadamente 419 camiões com ajuda humanitária e antes disso, na semana passada, teria sido permitida a entrada de 468 camiões.

No entanto, a UNRWA apenas confirma a entrada de 223 camiões e afirma que só iam abastecidos com metade da carga possível.

“Não houve uma alteração significativa no volume de ajuda humanitária a entrar em Gaza ou melhoria dos acessos para a zona norte”, pode ler-se no relatório mais recente desta agência da ONU, citado pela Reuters.

Por dia, segundo a organização, seriam necessários pelo menos 500 camiões completamente carregados para suprimir as necessidades da população.

Últimas