Uma das novas condições de Israel para um acordo de cessar-fogo temporário com o Hamas é que sejam libertados, pelo menos, 40 reféns.
No entanto, uma vez que o Hamas já não tem sob custódia 40 mulheres ou idosos, teria de libertar também soldados israelitas para cumprir a exigência, o que o grupo se recusa a fazer.
Uma fonte diplomática acusa o líder do Hamas de se opor constantemente aos termos das propostas.
A informação está a ser avançada pela imprensa internacional que garante ainda que o ministro dos negócios estrangeiros britânico já está a pensar num outro plano para fazer entrar ajuda humanitária na Faixa de Gaza, caso Israel e o Hamas não cheguem a acordo.
Segundo avança também a imprensa internacional, o conselheiro de segurança nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, confirmou que se irá reunir com uma delegação de Israel para debater a incursão em Rafah.