Mundo

Morreu o último sobrevivente do USS Arizona no ataque a Pearl Harbor

O ataque japonês à base norte-americana de Pearl Harbor, durante a Segunda Guerra Mundial, terá feito mais de 2400 vítimas mortais.

Hugh Gentry/Reuters

Rita Carvalho Pereira

Morreu Lou Conter, o último sobrevivente da USS Arizona, o navio de guerra que afundou durante o ataque a Pearl Harbor. Tinha 102 anos.

O ataque surpresa do Japão à base norte-americana de Pearl Harbor, em Honolulu, a 7 de dezembro de 1941, causou a morte de 1177 pessoas que seguiam no USS Arizona, mas Lou Conter sobreviveu e ajudou a resgatar vários outros camaradas. Foram 335 os marinheiros que conseguiram escapar vivos.

De acordo com a filha do veterano de guerra, citada pela cadeia de televisão internacional CNN, Conter morreu em casa, em Grass Valley, na Califórnia, esta segunda-feira.

O ex-combatente tinha-se dedicado a preservar a memória do ataque, através do lançamento de um livro e de várias intervenções públicas, depois de 28 anos ao serviço dos Estados Unidos da América.

O ataque a Pearl Harbor, durante a Segunda Guerra Mundial, durou um total de uma hora e 15 minutos e terá feito cerca de 2400 vítimas mortais, entre militares e civis, além de mais de 1100 feridos.

Últimas