Mundo

Projétil atinge navio no mar Vermelho e provoca incêndio a bordo

A informação está a ser avançada pela Marinha britânica. O projétil atingiu um navio de nacionalidade não revelada que navegava no Mar Vermelho.

Anadolu (Arquivo)

Lusa

SIC Notícias

Um projétil atingiu este sábado um navio, de nacionalidade não revelada, que navegava no mar Vermelho, provocando um incêndio a bordo que foi extinto e sem o registo de vítimas entre a tripulação, informou a Marinha britânica.

O organismo da Marinha britânica de Operações Marítimas Comerciais (UKMTO) indicou que o ataque ocorreu 23 milhas náuticas a oeste de Al Mokha, no Iémen, onde o navio foi "atingido por um projétil não identificado".

"O incêndio provocado foi extinto com êxito pela população", assinalou a UKMTO, ao acrescentar que a embarcação e seus tripulantes "se encontram a salvo" e com o navio a prosseguir o seu trajeto.

A ação não foi reivindicada até ao momento, apesar de os Huthis do Iémen já terem efetuado desde 19 de novembro dezenas de ataques contra a navegação comercial no mar Vermelho, no âmbito da sua campanha de solidariedade com os palestinianos da Faixa de Gaza, alvo das operações militares de Israel.

As operações dos Huthis intensificaram-se no último mês e provocaram a morte de três marinheiros, o afundamento de um cargueiro e importantes alterações no comércio marítimo mundial, e com esta formação xiita a prometer intensificar as suas ações no oceano Índico.

Em resposta a estes ataques, Estados Unidos e Reino Unido desencadearam uma campanha de bombardeamentos contra posições dos rebeldes no Iémen, apesar de o Huthis assegurarem que estas incursões não afetam as suas capacidades para prosseguir ataques contra esta via marítima.

Os Huthis indicam que estas ações se destinam a apoiar os palestinianos da Faixa de Gaza e provocar um impacto negativo na economia de Israel, enquanto o Governo internacionalmente reconhecido do Iémen considera que apenas servem os seus interesses propagandísticos e de recrutamento.

Últimas