Mundo

"Putin sabendo da discussão que está a ser feita está a querer interferir" e tem um "argumento final indiscutível"

Sobre as últimas declarações de Vladimir Putin sobre estar pronto para uma Guerra Nuclear, Germano Almeida, comentador SIC, não tem dúvidas que é uma forma de interferir nas discussões do mundo ocidental sobre um possível envio de tropas para a Ucrânia.

Germano Almeida

Num momento em que Putin diz estar pronto para uma Guerra Nuclear, Germano Almeida, comentador SIC, faz uma análise sobre as declarações do Presidente Russo.

"Neste dois anos de guerra temos de nos lembrar que Putin e os seus próximos lançaram o risco da guerra nuclear já algumas vezes e sempre em alturas em que temeram alguma coisa", no entanto o comentador salienta que importa "não desvalorizar completamente" a ameaça.

Para Germano Almeida as mais recentes declarações de Putin estão relacionadas com a "discussão no mundo ocidental, sobretudo na Europa, sobre se será ou não preciso enviar tropas ocidentais para a Ucrânia".

"Putin sabendo da discussão que está a ser feita está a querer interferir e está a dizer que considera isso inaceitável e tem um argumento final indiscutível que é uma possível resposta com armas nucleares", afirmou.

Segundo o comentador, Putin não irá efetivamente avançar com uma Guerra Nuclear porque é um "um ator racional", mas só "o facto de dizer que pode fazer tem relevância".

Germano Almeida reforçou ainda que é fundamental "perceber se a ajuda dos EUA vai ser dada ou não à Ucrânia", uma vez que "neste momento se os EUA não tiverem mais apoios para darem à Ucrânia o impasse republicado pode ter efeitos catastróficos, não só para a Ucrânia, mas para todo o ocidente".

Últimas