Mundo

Descoberta a maior anaconda do mundo (e está na Amazónia)

De acordo com a comunidade científica, o seu parente mais próximo existiu há 10 milhões de anos, embora as semelhanças entre essa espécie e a recentemente descoberta sejam diversas.

A maior anaconda do mundo foi descoberta na Amazónia
Professor Bryan Fry/The University of Queensland

SIC Notícias

A nova espécie de anaconda gigante foi descoberta na Amazónia, perto do Equador. O acaso aconteceu quando uma equipa da National Geographic se encontrava na região a fazer filmagens para uma série.

Foi partilhado um vídeo que mostra a espécie recém-descoberta, num lago da floresta amazónica. O biólogo holandês Freek Vonk surge a nadar ao lado deste espécime com 6,1 metros, que pesa cerca de 200 quilos.

De acordo com a comunidade científica, o seu parente mais próximo existiu há 10 milhões de anos, embora as semelhanças entre essa e a atual espécie sejam diversas.

De acordo com jornal Público, que cita uma nota da universidade, foi Bryan Fry da Universidade de Queensland, na Austrália, que liderou uma equipa que capturou e estudou vários exemplares da recém-nomeada anaconda-verde-do-norte (Eunectes akayima), localizada na região de Bameno, no território dos waoranis-baihuaeris, na Amazónia equatoriana”.

“A nossa equipa recebeu um convite raro do povo waorani para explorar a região e recolher amostras de uma população de anacondas, que se diz ser a maior que existe”, afirma o Bryan Fry, citado no mesmo comunicado.

Acrescenta ainda: “Os caçadores indígenas levaram-nos para a selva numa expedição de dez dias para procurar estas cobras, que consideram sagradas. Há relatos lendários do povo waorani de outras anacondas na área medindo mais de 7,5 metros de comprimento e pesando cerca de 500 quilos.

Últimas