Uma raia chamada Charlotte desafiou as probabilidades ao aparentemente ter engravidado sem companheiro macho num pequeno aquário nas montanhas Blue Ridge, na Carolina do Norte.
A fundadora do Aquarium & Shark da Team ECCO, Brenda J. Ramer, disse que há uma possibilidade remota de Charlotte ter sido engravidada por um tubarão que partilhava o aquário, mas acrescentou que é muito mais provável que tenha ocorrido partenogénese.
A partenogénese - crescimento e desenvolvimento de um embrião sem fertilização - é um processo relativamente raro de reprodução assexuada que ocorre em alguns animais quando um embrião se desenvolve dentro de um óvulo não fertilizado.
Em setembro do ano passado, o inchaço fez com que a equipa do laboratório Aquarium & Shark ficasse preocupada com a possibilidade de Charlotte ter desenvolvido quistos ou ter cancro. Mas uma ecografia confirmou posteriormente que estava grávida.
O aquário, que Ramer fundou em 2009 para educar as crianças da Carolina do Norte sobre a vida oceânica, está a preparar-se para que Charlotte dê à luz a qualquer momento. Esperam-se entre um a quatro filhotes.
Ramer diz que após o chamado “nascimento virgem” de Charlotte, serão realizados testes de ADN para finalmente resolver a o mistério de como engravidou.