Os áudios dos ruídos detetados durante as buscas pelos tripulantes do submarino Titan, que implodiu durante uma expedição aos destroços do Titanic matando os cinco tripulantes, serão integrados num documentário sobre o desastre.
As pancadas que se ouvem num excerto do documentário, partilhado pela BBC, foram captadas por boias de sonar durante a missão de busca e salvamento.
O meio de comunicação britânico escreve que a Marinha norte-americana determinou, porém, que os ruídos em questão poderiam ser ruídos do oceano ou dos navios que participavam nas buscas.
O áudio foi cedido pela Força Aérea do Canadá, que liderou as operações, aos produtores do documentário, intitulado de "The Titan Sub Disaster: Minute by Minute" ("O Desastre do Submarino Titan: Minuto a Minuto", em português). A produção audiovisual será exibida pelo Channel 5 nos dias 6 e 7 de março.
Destroços localizados a mais de 3.000 metros de profundidade
Os destroços do Titan foram localizados, no final do mês de junho de 2023, a cerca de 3.810 metros de profundidade e a quase 488 metros do Titanic, no leito oceânico.
O passeio pelos destroços do Titanic durava apenas duas horas, contudo a embarcação perdeu contacto uma hora e 45 minutos depois do início da expedição.
O submarino não estava certificado e as condições de segurança da embarcação já tinham sido denunciadas por peritos e passageiros. Por operar em águas internacionais, a empresa conseguiu escapar a fiscalizações e à aprovação de qualquer órgão regulador.
Antes de embarcar, os passageiros tiveram de assinar um termo de responsabilidade. O documento indicava que a viagem poderia resultar em lesões físicas, trauma emocional e até morte.