Mundo

Mãe de Navalny acusa Kremlin: "Se não aceitar um funeral secreto, farão algo com o corpo do meu filho"

A mãe de Navalny acusa o Kremlin de a estar a ameaçar, caso não aceite que o funeral seja “secreto” como lhe estão a exigir. Lyudmila Navalnaya diz que “não quer condições especiais”, apenas que “tudo seja feito de acordo com a lei”.

Lyudmila Navalnaya, mãe do opositor russo Alexei Navalny
ALEXEI NAVALNY YOUTUBE CHANNEL

Daniela Tomé

Foi esta quinta-feira divulgado um vídeo da mãe do opositor de Putin Alexei Navalny, no qual a progenitora afirma já ter visto o corpo do ativista russo. A mãe de Navalny acusa as autoridades russas de agirem de forma ilegal, por não terem libertado o corpo do filho imediatamente à sua morte, bem como de o Kremlin querer enterrar “secretamente” o corpo do ativista num lugar ainda desconhecido.

No vídeo, divulgado antes das 17 horas na página X de Yulia Navalny, ex-mulher de Alexei, a mãe do opositor de Putin relata que esteve no Comité de Investigação da cidade de Salekhard durante quase 24 horas com o investigadores e sem o seu advogado, que apenas teve a autorização de entrar na tarde desta quinta-feira.

A mãe de Navalny disse que tinha foi levada a uma morgue na noite de quarta-feira para ver o corpo de Alexei.

“A noite passada eles levaram-se secretamente para a morgue, onde me mostraram o corpo do Alexei. Vi e já assinei o certificado médico de óbito”, diz a mãe do ativista, Lyudmila Navalny.

A sua mãe disse que lhe foi mostrado o corpo e o certificado de óbito e os assessores de Navalny afirmaram que a certidão de óbito descrevia que o político da oposição tinha morrido de causas naturais.

"Eles querem que isto seja feito em segredo, sem despedida. Querem levar-me para a beira de um cemitério, para uma campa nova e dizer: aqui está o vosso filho. Não concordo com isso", disse ela num vídeo do YouTube.

Acrescenta que: “De acordo com a lei, deviam ter-me dado o corpo de Alexei imediatamente, mas não o fizeram até agora. Em vez disso, estão a chantagear-me, impondo-me condições sobre onde, quando e como Alexei deve ser enterrado. Isto é ilegal.”

A mãe de Navalny acusa o Kremlin de a estar a ameaçar, caso não aceite que o funeral seja “secreto”.

“Estou a gravar este vídeo porque eles começaram a ameaçar-me. Olhando-me nos meus olhos, dizem que se eu não concordar com um funeral secreto, eles farão algo com o corpo do meu filho”, explica em vídeo.

Ela citou um dos investigadores como tendo dito: “O tempo não está do vosso lado, os cadáveres decompõem-se.”

A mãe do opositor de Putin diz que “não quer condições especiais”, apenas que “tudo seja feito de acordo com a lei”.

“Só quero que tudo seja feito de acordo com a lei. Exijo que o corpo de Myson me seja devolvido imediatamente”, afirma.

O Kremlin disse que não tem qualquer relação com a morte de Navalny, e que as circunstâncias da morte de Navalny estão a ser investigadas.

O Presidente russo Vladimir Putin ainda não comentou o assunto.

O opositor russo Alexei Navalny, um dos principais opositores do Presidente russo, Vladimir Putin, morreu aos 47 anos, numa prisão do Ártico, onde cumpria uma pena de 19 anos.

Últimas