Mundo

Quem é o líder do Hamas, que fugiu do exército israelita?

Henrique Cymerman, correspondente da SIC no Médio Oriente, faz um perfil do número um do Hamas, Yahya Ibrahim Hassan Sinwar, após falar com o israelita que o interrogou durante mais tempo.

Henrique Cymerman

Ministério dos negócios estrangeiros e serviços secretos de todo o mundo fazem esta pergunta: quem é o líder do Hamas, que quase foi capturado pelo exército de Israel nos túneis de Khan Yunes, na Faixa de Gaza, e conseguiu fugir no último momento?

Yahya Ibrahim Hassan Sinwar, de 61 anos, é o principal herói do Hamas. Até 1989, era o terror da organização, ocupando-se de interrogar e executar com as suas próprias mãos todo aquele suspeito de colaborar com os serviços secretos israelitas.

Os homens do Hamas, quando eram chamados por Sinwar para serem interrogados, sentiam um arrepio de medo. O shin-bet israelita tinha informadores dentro do Hamas e o objetivo de Sinwar era limpar a organização, sem piedade.

“Sinwar não é uma pessoa, é uma organização”

Yuval Bitton é o israelita com mais horas de diálogo com Sinwar até 2011. O dentista era o chefe da inteligência dos serviços penitenciários e falava com o dirigente do Hamas várias horas por dia.

“Sinwar não é uma pessoa, é uma organização. O Hamas em Gaza é extremista. Eles não aceitam compromissos. Assim é também o Sinwar. Uma pessoa muito dura, muito religiosa. Todo o tempo ele estuda o seu entorno, de forma paranoica”, conta Yuval Bitton.

O líder do Hamas sente-se como Salah al- Din Saladino, o maior herói da história muçulmana. Saladino venceu os cruzados na terra santa no século 12 e conquistou Jerusalém.

Yahya Sinwar sente que é o único líder muçulmano desde Saladino que conseguiu uma vitória tão importante contra os kaffir, os infieis - neste caso os judeus - em quase oito décadas de independência de Israel.

Últimas