Mundo

Bill Gates deixa filhos "de fora": é o "quarto filho" que vai herdar 99% da fortuna

Com um património líquido de 141 mil milhões de dólares (mais de 130 mil milhões de euros), de acordo com o Índice de Bilionários da Bloomberg, Bill Gates já tinha afirmando, numa publicação no seu blogue em julho de 2022, que apenas planeia manter “dinheiro suficiente para o que gasta” com ele com a família.

Fundador da Microsoft, Bill Gates
Will Murray

Daniela Tomé

O fundador da Microsoft anunciou que ao longo dos próximos 20 anos pretende desfazer-se de praticamente toda a sua fortuna, ficando apenas com “o essencial” para ele a sua família viverem. Em entrevista, Bill Gates, que é atualmente o quarto homem mais rico do mundo de acordo com a Forbes, reiterou a sua intenção de doar “o excedente” da sua riqueza para caridade.

O magnata da tecnologia anunciou que vai cumprir o seu objetivo doar dinheiro, a uma taxa de 9 mil milhões de dólares por ano (cerca de 8.300 milhões de euros).

Com um património líquido de 141 mil milhões de dólares (mais de 130 mil milhões de euros), de acordo com o Índice de Bilionários da Bloomberg, Bill Gates já tinha afirmando, numa publicação no seu blogue em julho de 2022, que apenas planeia manter “dinheiro suficiente para o que gasta” com ele com a família.

“Tenho dinheiro mais do que suficiente para o meu próprio consumo. Estou a conseguir descer na lista, e ficarei orgulhoso quando cair completamente”, afirmou o empresário tecnológico.

O empresário, que renunciou ao conselho de administração em março de 2020, investiu parte da sua fortuna em algumas empresas e tornou-se um dos maiores proprietários de terras agrícolas dos Estados Unidos.

“O dinheiro não tem utilidade para mim além de um certo ponto. A sua utilidade reside exclusivamente na construção de uma organização e na entrega de recursos aos mais pobres do mundo” já disse, numa de suas frases mais icónicas.

Este desígnio de Bill Gates parece ter sido e explicação para o bilionário norte-americano ter decido deixar menos de 1% de sua riqueza a cada um dos seus três filhos.

Tal como a sua ex-mulher Melinda French – de quem Bill Gates se divorciou em 2021 após 27 anos de relacionamento –, Bill Gates anunciou que os seus filhos Jennifer (27 anos), Rory (23) e Phoebe (21) herdariam menos de 1% de sua fortuna, precisamente “apenas 10 milhões de dólares cada” (o equivalente a quase 9,3 milhões de euros).

À parte da tecnologia, o investidor tornou-se ainda um filantropo a tempo inteiro, envolvendo-se em vários projetos de educação, iniciativas contra as alterações climáticas e promoção da saúde a nível mundial.

O “quarto filho" de Bill Gates

Nesta entrevista, Bill Gates deixou, sobretudo, claro qual o destino dos restantes 99% da herança: a Fundação Bill e Melinda Gates, considerada pelo ex-casal como seu “quarto filho”, como referiu o diretor executivo da fundação, Mark Suzman, ao Wall Street Journal.

A 13 de julho de 2022, Bill Gates já tinha anunciado na rede social X: “ Pretendo doar praticamente toda a minha riqueza para a fundação”.

“Ao olhar para o futuro, pretendo doar praticamente toda a minha riqueza para a fundação. Vou descer e eventualmente sair da lista das pessoas mais ricas do mundo”, disse.

Noutro comentário feito no mesmo dia, acrescentou ainda que que tem essa “obrigação de devolver" os seus recursos à sociedade"

“Tenho a obrigação de devolver os meus recursos à sociedade de uma forma que tenha o maior impacto na redução do sofrimento e na melhoria das vidas. E espero que outros, em posições de grande riqueza e privilégio, também o façam neste momento”, lê-se na publicação.

Esta mensagem surgiu na altura em que a fundação revelou um novo plano para aumentar as despesas anuais "de quase 6 mil milhões de dólares para 9 mil milhões de dólares anuais até 2026".

"Tenho a obrigação de devolver os meus recursos à sociedade de uma forma que tenha o maior impacto na redução do sofrimento e na melhoria de vidas", escreveu Gates na plataforma de redes sociais na altura.

Disse também que planeia continuar a investir e a dar dinheiro a várias causas.

"De um modo geral, espero que o trabalho nestas áreas dê dinheiro, que também irá para a fundação", observou, partilhando ainda a sua esperança de que "outras pessoas em posições de grande riqueza e privilégio também deem um passo em frente neste momento".

Melinda, a ex-mulher do empresário, também tomou a iniciativa de doar grande parte de sua fortuna, cerca de 10,6 mil milhões de dólares (cerca de 9,8 mil milhões de euros), segundo a Forbes – por achar “absurdo que tanta riqueza esteja concentrada nas mãos de uma única pessoa”.

Bill Gates, a ex-mulher Melinda French Gates e o empresário Warren Buffett são ainda os fundadores da campanha de beneficência The Giving Pledge, que é descrita na sua página como "um convite aberto aos bilionários, ou àqueles que o seriam se não fossem os seus donativos, para se comprometerem publicamente a doar a maior parte da sua riqueza à filantropia, quer durante a sua vida, quer nos seus testamentos".

Últimas