Mundo

Exército israelita confirma ataque a comandante do Hezbollah no Líbano

Ao início da noite desta quinta-feira, uma fonte da segurança libanesa tinha indicado que um responsável militar do Hezbollah tinha sido gravemente ferido num bombardeamento que esta quinta-feira atingiu a sua viatura em Nabatiyé, no sul do Líbano.

SIC Notícias

Lusa

O Exército israelita confirmou ter esta quinta-feira efetuado um ataque aéreo ao sul do Líbano contra um "comandante" do grupo pró-iraniano Hezbollah, apoiante do movimento islamita palestiniano Hamas, com o qual Israel está em conflito na Faixa de Gaza.

Ao início da noite desta quinta-feira, uma fonte da segurança libanesa tinha indicado que um responsável militar do Hezbollah tinha sido gravemente ferido num bombardeamento que esta quinta-feira atingiu a sua viatura em Nabatiyé, no sul do Líbano.

O responsável do grupo xiita libanês "ficou gravemente ferido, e uma pessoa que o acompanhava ficou igualmente ferida", precisou a fonte citada pela agência de notícias francesa AFP a coberto do anonimato.

O alvo do bombardeamento é um comandante do Hezbollah envolvido em vários disparos sobre o norte de Israel, perto da fronteira libanesa, indicou um porta-voz do Exército israelita, sem fornecer mais pormenores.

Nabatiyé, onde o veículo foi bombardeado, fica relativamente afastada da fronteira e tem sido poupada às trocas de fogo diárias entre o Hezbollah e o Exército israelita.

Segundo a Agência Nacional de Informação libanesa (ANI, oficial), "um 'drone' israelita lançou um míssil pelas 16:15 (14:15 de Lisboa) sobre a entrada leste de Nabatiyé atingindo uma viatura todo-o-terreno que se incendiou".

O Hezbollah afirmou ter "atingido a base de controlo aéreo de Meron com mísseis Falaq", como retaliação ao "ataque à cidade de Nabatiyé".

Desde o dia seguinte ao ataque sem precedentes do Hamas a Israel, a 07 de outubro, que desencadeou a guerra em Gaza, o Hezbollah tem bombardeado posições do Exército israelita na fronteira, em apoio ao movimento islamita palestiniano.

Israel riposta bombardeando alvos no sul do Líbano, e os seus 'drones' (aeronaves não-tripuladas) visam regularmente combatentes do movimento xiita libanês.

Esta quinta-feira, o Hezbollah reivindicou vários ataques a posições do Exército israelita do outro lado da fronteira, um dos quais contra um quartel em Kyriat Shmona.

O Exército israelita indicou num comunicado separado que tinha "intercetado com êxito um alvo aéreo suspeito que tinha atravessado a fronteira para o norte de Israel".

Últimas