A notícia sobre a nova condição de saúde do Rei Carlos III foi adiantada esta segunda-feira, num comunicado publicado pelo Palácio de Buckinham na página oficial e nas redes sociais. O Rei começou ontem os tratamentos contra um cancro que ainda não foi especificado, mas o comunicado indica que não estará presente em eventos públicos, afetando assim a família real.
Com este afastamento da vida pública, o mais provável é que tenha de ser a Rainha Consorte a assumir algumas participações previstas para Carlos III, uma vez que não existe qualquer previsão de quando voltará a participar em eventos públicos.
É provável também que o príncipe William, o próximo na linha de sucessão, tenha de assumir algumas dessas funções, ficando mais sobrecarregado, uma vez que também ele tem estado um pouco retirado de funções públicas por estar a prestar auxílio à mulher, a princesa Kate, que, tal como o Rei, foi submetida a uma cirurgia há pouco tempo.
Existem ainda várias dúvidas em relação às visitas de Estado à Austrália e ao Canadá, marcadas para o final deste ano.
Ainda que o monarca esteja afastado da vida pública, o comunicado assegura que continuará a trabalhar. É, então, possível que se mantenham os encontros semanais com o primeiro-ministro Rishi Sunak, continuando também a tratar de burocracia e de documentação oficial do Governo.
O Rei começou os tratamentos depois do regresso da casa de Sandringham de volta à capital, Londres, provavelmente para Clarence House. O tratamento deverá continuar nos próximos dias, ainda que não tenha sido avançado se se trata de quimioterapia ou radioterapia. Também não se sabe se o monarca estará a ser tratado pelo Serviço Nacional de Saúde inglês ou pelo mesmo hospital privado onde foi operado à próstata há cerca de duas semanas.
Sabe-se que o príncipe Harry irá viajar para o Reino Unido brevemente e que o próprio Carlos III fez questão de falar diretamente com os filhos e os irmãos.
O anúncio oficial surgiu com o propósito de evitar especulação sobre o estado de saúde do monarca, mas essa mesma especulação continua sobre o tipo de cancro que lhe foi diagnosticado.
A notícia foi recebida com surpresa, não só por pela família real, mas por toda a Grã-Bretanha.